Balanço de Março/2020: R$ 70.849,47(-33,45% a.m.)

sexta-feira, 20 de março de 2020

Balanço de Março/2020: R$ 70.849,47(-33,45% a.m.)


E aí, confrades!! Há quanto tempo, hein? Quase um mês desde a última postagem por aqui e aconteceu de tudo, hein? Inclusive muitas perdas! kkkkk

Tá todo mundo da finansfera falando sobre o coronavirus (aqui será referenciado com o nome mais correto: Gripe Chinesa) e eu não vou ser só mais um a falar sobre isso, certo? Deveria? Eu prefiro não falar.

Não vou falar se é culpa de quem come morcego, se é da ditadura chinesa que manipula dados( vocês ainda acham mesmo que eles têm 1,5 BILHÃO de pessoas?) ou se nosso governo e forças armadas e órgãos de saúde demoraram a reagir.

Eu vou falar sobre mim. Sobre minha reação. Se vendi, se mantive, se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi se comprei e reforcei mais o portfolio...

Vocês bem sabem que eu sou um dos caras com a postura mais arrojada da Finansfera. Como eu, religiosamente, publico aqui, cerca de 70-80% da minha alocação é em renda variável de alto risco e essa mentalidade se baseia na ideia de que eu to iniciando a vida agora e tenho uma certa margem de erro.

Pois bem, ao que tudo indica, a Gripe Chinesa e suas implicações mundiais estão torrando toda essa margem de erro e dos meus ganhos bem como vêm testando de forma bastante contundente se eu sou um investidor ou especulador. Benjamin Grahan até fala na distinção desses dois termos no início do "O investidor inteligente" mas isso é assunto pra outra hora.

Confesso que tem sido dolorido abrir os aplicativos e ver que minhas rentabilidades foram corroídas pelo pânico e pelo temor dos que operam nos mercados mas isso me força a ver que a vida não é só aquele mar de rosas que estávamos vivendo e que todos éramos gênios da bolsa.

Fiz os cálculos e se for colocar na conta, o que perdi agora em um mês é quase igual ao que demorei cerca de um ano e meio pra rentabilizar nas operações.

Como podem ter observado no título do post, tive uma perda mensal de mais de 30% e acabei caindo de divisão no Ranking da Finansfera por conta disso. Devo levar uns 7-8 meses pra retornar à divisão de >100k.


Vamos lá!



Observações Iniciais


Em ações, propriamente falando, perdi cerca de 50% e em fundos cerca de 20%.. confesso que é uma dor que vai direto no pâncreas mas, infelizmente, foi isso que aconteceu. Eu cheguei a vender ações e tal mas comprei novamente na baixa.. mais barato do que eu tinha vendido... A perda nos aplicativos está gigantesca e desanimadora mas meu horizonte de resgate é 2023 então eu tenho esperança de não sofrer tanto quanto precisaria desse dinheiro pra agora.

É bom ressaltar que estamos em período de fazer imposto de renda então, psicologicamente falando, é muito ruim você declarar uma coisa que, na verdad, você já teve mas perdeu no mercado.

Em termos relativos, estamos passando por uma crise muito pior que a de 2008 e 1929 e não é causada por um agente econômico-financeiro. O agente é biológico... então.. ocorre que o inimigo agora é diferente e a escalada que ele vem tomando tem deixado muitas nações em estado de calamidade total.

Que sigamos firmes e, mais do que nunca, fiéis à tríade o sucesso financeiro: Trabalhar-Poupar-Investir!



Pois bem, vamos la!!!



Financeiro

Segue, de forma resumida, meu consolidado até agora:





Eu ainda consegui aportar 1500 mesmo após gastar 3200 em celulares de presentes pros meus pais. Ponto positivo pra mim em meio a esse caos.

E agora os ativos....


Ativos




Como podem observar no final da tabela, tenho uma graninha a receber da minha mãezinha e os 4k ( primeira parcela de 4) que eu investi no Suporte Fado eu vou retirar 3750 por dois motivos. Desfizemos o acordo pois entrei em crise de liquidez e preciso ter uma boa grana para emergências com minha avó, bem como ele fez o serviço no meu notebook e achei válido dar um dinheiro a mais que o serviço dele como um pedido de desculpas pelo distrato. Ele irá fazer o pagamento em 3 parcelas de 1250.




O que pode trazer um âmago de felicidade é que até junho devo receber várias graninhas inesperadas.. totalizando uns 15 mil, mais ou menos... isso pode dar um up na hora do ranking da Finansfera..



Evolução Patrimonial( gráfico)


Eis que chega a hora do meu gráfico predileto e só da vontade de chorar ao vê-lo!!kkkk


Esse gráfico me faz refletir o quão Bom é meu Deus pois eu consigo ver minha evolução num país onde tudo conspira contra a evolução patrimonial e, embora eu tenha uma queda forte agora(vejam a última barra laranja da direita, no gráfico), sei que Deus está conosco.






Observações Finais

O momento é difícil mas sobreviveremos, com fé em Deus. Estejamos firmes em nossas convicções e que não sejamos vetores de doença.



Que Deus abençoe nossa nação para que as pessoas desempregadas voltem a ter um emprego e que tudo seja melhor que hoje.



Que Deus abençoe nossos investimentos e nossos planos.


É isso aí, confrades! Força e Honra! Até uma próxima oportunidade!



Intendência!!!





Abraços!!

11 comentários :

  1. Parabéns pela serenidade, é um momento muito difícil, eu mesmo que comecei a pouco tempo e não tenho nem 10k investido sinto meu coração acelerar quando vejo uma LREN3 caindo 30% em um dia.

    Além da recessão chegando, tem toda questão de saúde, estamos todos correndo risco de vida, será que vale a pena ter dinheiro guardado e morrer de gripe? Presidente do Santander morreu em Portugal... muitas reflexões nestes dias.

    No momento tenho muita vontade de sacar a renda fixa e comprar ações, mas temos que ser fortes e seguir o plano, senão as cagadas são certas, eu já cometi algumas nestes dias, aprendendo ainda.

    Abraço e bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to pensando seriamente em sacar tudo e voltar a investir somente quando tiver vacina ou remedios bem reconhecidos, amigo... tá complicado lidar com isso tudo.

      Excluir
    2. ah, adicionei vc à minha lista de blogs recomendados... forte abraço!!!

      Excluir
  2. Caríssimo Intendente,
    É como dizem: A bolsa desce de elevador, e sobe sempre de escada. Serão anos até que o IBOV atinja os montantes dos últimos meses. Contudo, abriu-se também uma gigantesca oportunidade de enriquecimento agora (Tem FIIs que estão cotados ABAIXO do VP, o que simplesmente não tem lógica...ou tem, mas de uma forma distorcida, vamos dizer). Os que sobreviverem, verão...
    Fé em Deus que isso passará. Amplexos a todos!
    Procurador Pão Duro (procuradorpaoduro.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo... dia desses o Banco do Brasil tava sendo negociado por menos que o valor do PL... algo totalmente sem logica rsrsrs temos que sobreviver msm... ta bem complicada a situação...


      Um forte abraço!!

      Excluir
    2. ah, adicionei vc à minha lista de blogs recomendados... forte abraço!!!

      Excluir
  3. Louco né? como derrete fácil quando estamos muito alocados hehehe. No mais.. se não vender.. e a empresa tem fundamentos sólidos.. é questão de tempo... aproveitar p baixar o preço médio e seguir...

    vamos em frente IF!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não sei se terei tanto estômago, amigo... sendo bem sincero :( como meu horizonte é 2022-2023 valha a pena esperar mas que é difícil... é sim... bastante!!


      ah, adicionei vc à minha lista de blogs recomendados... forte abraço!!!

      Excluir
  4. Fala IF. Não quero nem ver o meu próximo balanço. Tbm sou bem exposto à renda variável e dá uma dó ver o patrimônio caindo desse jeito. Ainda cometi a sardinhagem de aportar no primeiro Circuit break. Ou seja, virou tudo pó kkkk. Logo agora que tava chegando aos 10k kkkk.
    Abraaço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha LF... Realmente... Dá até medo de ver o balanço msm rsrs mas é isso aí... A gente vai aprendendo... É melhor perder 30% de 10k do q de 500k, com ctz... Bom a gente ter tomado essa pancada pra aprender rsrs


      Abraço!!

      Excluir
  5. Acredito que hoje as coisa já mudaram bastante , eu não tinha liquidez portando dei uma girada na carteira e estou tentando trocar moeda física (dolar) que tenho em casa até segunda para aportar ainda esse vamos vez o que consigo fazer abraço.

    ResponderExcluir