Comprarei um Imóvel. E agora? Me ajudem!!

terça-feira, 28 de abril de 2020

Comprarei um Imóvel. E agora? Me ajudem!!


É isso aí mesmo que vocês leram no título. Irei comprar um imóvel no meio de uma crise.

Dividirei o post em 3 partes, a saber: Informações gerais, Como computar meu patrimônio? e características da transação.

Vamos lá!! 

1- Informações gerais

Antes de qualquer coisa peço que não me tirem do ranking da finansfera por conta do tempo que ficarei sem atualizar meu patrimônio. Não me lembro se alguém da finansfera computa o valor dos imóveis também mas isso tem me feito pensar pois não sei como fazer... Estou bem feliz e espero que tudo se concretize bem e fique na paz e que eu possa compartilhar com vocês essa grande felicidade.

Parte 2 - Como computar meu patrimônio?

E aí? Como computar? Deixem nos comentários pois se eu for computar somente o que terei em moeda corrente, terei cerca de 2-4 mil inicial kkk sendo q isso não corresponderá à realidade do meu patrimônio. Outra coisa... se eu contabilizar já o valor cheio de compra, irei pular pra cerca de 400k... se for pro valor avaliado do imóvel será de 600k... e isso também não corresponderá à realidade... o que imaginei foi computar o valor que darei de entrada e, à medida que for pagando, irei integralizando o valor total do meu patrimônio... mas mesmo assim, isso significaria que eu teria sempre rendimentos positivos pois eu estaria sempre integralizando um valor a maior.


3 - Características da transação

A proprietária se divorciou e precisa vender o imovel em emergencia... É um apartamento de 100 m², 3 quartos e 3 vagas na garagem situado na Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. É um dos bairros mais valorizados do RJ e esse apartamento é avaliado em 580 mil, como podem pesquisar pela OLX ou Zap Imoveis. Esse é o valor de avaliação da prefeitura também. 

Acontece que a proprietária, por estar divorciada, precisa vender o imovel pra repartir o valor com o ex e ela não tá mais conseguindo pagar o condomínio de 1,5k pois tá desempregada por conta da crise. 

Nesse caso, ela já baixou o valor pra 500, depois 480, depois 420 e depois 400... 

Aí que eu entro e irei comprar por esse valor. Angariei fundos com o que tinha e com um terreno vendido em minha terra natal e tenho cerca de 150mil em mãos. 

Tenho ainda mais uma casa e um terreno pra vender la na minha terra natal que podem me trazer cerca de 200k também... mas, de toda forma, irei dar entrada logo no financiamento para não perder essa oportunidade: 580-600k por 400k.

Espero comentários de vocês, pessoal!!


Um forte abraço!!




Intendência!!!





Abraços!!

31 comentários :

  1. Olá Intendente! Cuidado com golpes no olx, há diversos casos...Verifica se ela realmente é a proprietária e se o marido (ou ex) está de acordo com a venda. Tb há muitos espertos que aumentam o valor do imóvel a um preço surreal e depois dão um belo desconto pra chamar a atenção. Procure ajuda de um profissional que tenha experiência no mercado imobiliário local pra te ajudar a não entrar em furada. Um cond. de 1,5k vai ser difícil de manter e mais difícil ainda de revender, mas sempre há pessoas interessadas.

    Quanto a contabilização, depende muito da forma que irá adquirir: Se for financiado com entrada, vc deve contabilizar o valor do (ativo - passivo), isto é, o valor avaliado do imóvel menos o saldo devedor do financiamento. O ativo vc obtém de uma média de valores de imóveis anunciados semelhante ao seu (localidade, metragem, etc). Se for adquirir a vista, então o recomendado é contabilizar pelo custo de aquisição ou custo histórico, e de tempos em tempos, atualizando pelo custo corrente.

    Espero ter ajudado, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas dicas, Hank! Eu citei Olx apenas como base pra quem não conhece a Barra saber que o valor tá baixo... Quanto ao meio de mostrar isso no patrimônio, eu gostei bastante da sua ideia... Verei as demais sugestões nos comentários e irei escolher a mais interessante mas acho q vai ser sua sugestão msm... Mto boa!!!

      Quanto ao condomínio... Ele tem piscina com raia, quadra, 3 churrasqueiras com área coberta, parquinho infantil, salão de festas, sala de jogos, academia, espaço gourmet recém inaugurado, salão de beleza, brinquedoteca... Sem contar que possui linha de ônibus própria que me reserva o luxo de nem precisar de carro por enquanto pois me deixa nos locais que costumo usufruir do meu lazer e também bem próximo ao meu trabalho... Logo, acaba ficando 2300-3600 comprometido do meu pagamento mas eu teria esses custos com um carro próprio, uma academia à parte... Enfim... Compromete minha renda? Sim, compromete mas creio que acaba valendo a pena não só pelas comodidades mas pelo local ser SENSACIONAL e também pela oportunidade de comprar algo por uns 400 mil que, na verdade, em tempos normais, vale uns 600...

      Um forte abraço!!!!

      Excluir
  2. Acho uma boa oportunidade, só fiquei meio veiaco com esse condonomio aí. 1.5k por mês de condominio? Caralho. Pesado!

    No mais, é uma bela de uma oportunidade, com certeza irá conseguir vender bem no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguuuuuuuraaaaa peaaaoooo ahhahaha boa tarde,cara... Pois é... Creio que vai valer bastante a pena essa compra pois não pretendo vender ou alugar... Logo, o desconto que eu tô tendo é fantástico! Muito bom mesmo! Daí vale a pena... Se você for do RJ, entende bem que é muito bom morar na barra!


      Quanto ao condomínio... Ele tem piscina com raia, quadra, 3 churrasqueiras com área coberta, parquinho infantil, salão de festas, sala de jogos, academia, espaço gourmet recém inaugurado, salão de beleza, brinquedoteca... Sem contar que possui linha de ônibus própria que me reserva o luxo de nem precisar de carro por enquanto pois me deixa nos locais que costumo usufruir do meu lazer e também bem próximo ao meu trabalho... Logo, acaba ficando 2300-3600 comprometido do meu pagamento mas eu teria esses custos com um carro próprio, uma academia à parte... Enfim... Compromete minha renda? Sim, compromete mas creio que acaba valendo a pena não só pelas comodidades mas pelo local ser SENSACIONAL e também pela oportunidade de comprar algo por uns 400 mil que, na verdade, em tempos normais, vale uns 600...

      Um forte abraço!!!

      Excluir
    2. Ah ta, agora entendi melhor a situação. Achei que você estava comprando somente porque era uma boa oportunidade.Mas pelo seu comentário deu a entender que você ta comprando mais para o seu prazer mesmo. Entendi.

      Excluir
    3. exatamente, meu amigo.. é pra viver mesmo e não apenas "pela oportunidade"... minha ideia era comprar qnd tivesse uns 400-500 de patrimonio mas isso vai demorar um tanto.. entao achei por bem tentar fechar logo o negocio pra nao perder a oportunidade... é juntar a fome com a vontade de comer...

      Excluir
  3. Olá, IF.

    Sobre a contabilização de patrimônio o Stark já respondeu. Ele é um dos que participa do ranking e tem imóvel contabilizado.

    Eu não sei o que tem esse condomínio, mas o valor é surreal. Aqui na minha cidade no DF é cheia de prédios e o valor dos condomínios mais tops e apartamentos com mais de 150m2 não chegam a esse valor.
    Qual é o valor do aluguel de um apartamento no prédio?
    Veja isso direito, vá com calma. Será que esse é um apartamento daqueles que o pessoal cobra apenas o condomínio, pois não consegue alugar?
    Eu não estou querendo jogar água fria no seu negócio, só quero que não faça um negócio ruim para se arrepender no futuro. Faça um levantamento bem feito disso. Bons negócios!

    https://www.wimoveis.com.br/propriedades/rua-28-sul-bloco-b-ed.-via-terrazzo-4-quartos-2932571267.html
    Claro que aqui não é Rio, mas Brasília é uma das cidades mais caras do Brasil. Veja outros e vai ver que é bem barato em comparação ao seu.

    Cowboy Investidor.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cowboy!!!! Obrigado pela participação... então... quanto ao condomínio é Ele tem piscina com raia, quadra, 3 churrasqueiras com área coberta, parquinho infantil, salão de festas, sala de jogos, academia, espaço gourmet recém inaugurado, salão de beleza, brinquedoteca... Sem contar que possui linha de ônibus própria que me reserva o luxo de nem precisar de carro por enquanto pois me deixa nos locais que costumo usufruir do meu lazer e também bem próximo ao meu trabalho... Logo, acaba ficando 2300-3600 comprometido do meu pagamento mas eu teria esses custos com um carro próprio, uma academia à parte... Enfim... Compromete minha renda? Sim, compromete... mas creio que acaba valendo a pena não só pelas comodidades mas pelo local ser SENSACIONAL e também pela oportunidade de comprar algo por uns 400 mil que, na verdade, em tempos normais, vale uns 600...

      Acontece que a Barra é, junto com Leblon, Ipanema, Gavea e Copacabana, o m² mais valorizado no RJ. Estamos falando do suprasumo da cidade em termos de escolas, mercados, segurança e tudo mais... O valor do aluguel gira em torno de $3000,00 mais ou menos...

      Se o pessoal cobra apenas o condomínio pq nao consegue alugar? Não, amigo... lá é bem disputado, principalmente por executivos internacionais e artistas que fazem viagens e tudo mais pois lá é a área próxima aos grandes centros de eventos.

      MUITO OBRIGADO mesmo pela preocupação e também pelas suas dicas e ideias, meu querido. Que Deus me abençoe e me ilumine nessa empreitada.

      Imagino que possa parecer um valor exorbitante de condomínio mas, acredite, esse valor é bem comum por lá, meu querido. Na verdade, a maioria que conta com tudo que esse possui é, no mínimo, 2000 por mês...


      Um Forte Abraço!!!

      IF

      Excluir
    2. Olá, IF.

      De nada. Se é comum e disputado aí, logo parece ser um bom negócio.
      Bom negócio. Depois nos conte como foi feito os trâmites.

      Abraços!

      Excluir
    3. obrigado CI! Como ficarei sem postar atualização patrimonial, irei fazer uma serie de posts sobre os tramites, justamente para nao deixar o blog parado..

      Excluir
  4. Em relação ao investimento, o Hank Investidor aí falou tudo e muito mais do que eu poderia aconselhar. Ótima análise.

    Em relação a contabilização: na minha planilha particular, eu calculo o patrimônio mensalmente com e sem imóvel, por conta de suas características de baixíssima liquidez e ainda mais considerando que não é para investimento, é a minha residência.

    Contabilizo com o valor de mercado e como ainda estou pagando, tenho um passivo de financiamento imobiliário. Ao final meu patrimônio líquido (ativos - passivos) vai me dar uma situação mais real da minha condição.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Zé Batalha!! Falou Tudo msm... provavelmente me inspirarei no método dele pra poder safar isso quando o negócio estiver fechado.

      Muito obrigado e que Deus nos abençoe!!!


      Forte Abraço!!

      IF

      Excluir
  5. Cara, tenho certeza que um dia você vai se arrepender disso aí.
    Condomínio altíssimo.
    Não sei não hein e ainda vai financiar uma parte...furada!
    Complicado pra manter esse apto aí e pra vender depois. Liquidez nenhuma!
    Boa sorte na decisão, que aconteça o melhor pra sua vida!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anon 15:03, tudo na paz?

      Então... eu espero não me arrepender e confio em Deus para isso rsrs quanto ao valor do condomínio. é isso mesmo... quanto ao condomínio é Ele tem piscina com raia, quadra, 3 churrasqueiras com área coberta, parquinho infantil, salão de festas, sala de jogos, academia, espaço gourmet recém inaugurado, salão de beleza, brinquedoteca... Sem contar que possui linha de ônibus própria que me reserva o luxo de nem precisar de carro por enquanto pois me deixa nos locais que costumo usufruir do meu lazer e também bem próximo ao meu trabalho... Logo, acaba ficando 2300-3600 comprometido do meu pagamento mas eu teria esses custos com um carro próprio, uma academia à parte... Enfim... Compromete minha renda? Sim, compromete... mas creio que acaba valendo a pena não só pelas comodidades mas pelo local ser SENSACIONAL e também pela oportunidade de comprar algo por uns 400 mil que, na verdade, em tempos normais, vale uns 600...

      Acontece que a Barra é, junto com Leblon, Ipanema, Gavea e Copacabana, o m² mais valorizado no RJ. Estamos falando do suprasumo da cidade em termos de escolas, mercados, segurança e tudo mais... O valor do aluguel gira em torno de $3000,00 mais ou menos...

      O valor do condomínio do bairro onde moram jogadores de futebol, bolsonaro, artistas.. kkkk realmente fica inflacionado msm... mas o bairro e o condomínio em si, na minha opinião, validam o investimento... até pq to pegando por uns 200k abaixo do preço de avaliação...

      Será financiado apenas para eu poder garantir de pegar esse imóvel agora pois é ideal para mim... pq se eu for esperar vender meus bens na minha cidade natal, provavelmente perderia a oportunidade... Como falo no fim da postagem... provavelmente consiga quitar o financiamento de entre 2021-2022...


      Um forte abraço!!!


      IF

      Excluir
  6. prefiro compra ações/fii agora a um imóvel de 500k que gerará 1,5k de passivo mensal
    prefiro ficar longe de dívidas e não entendo a pressa de multiplicar patrimonio
    melhor continuar morando com os pais e juntando dinheiro

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou o anônimo de baixo, pagar R$1500,00 de condomínio numa cidade como o RJ não vale a pena de jeito nenhum, mas cada um é responsável pelas próprias escolhas.
      Com o que ele ganha daria para viver num lugar muito melhor como o litoral do sul do Brasil ou litoral do Nordeste.

      Excluir
    2. Fala, Scant!! Tudo na paz!! Eu não moro com meus pais, meu amigo... tenho buscado meu lugar fixo mesmo pois já há uns 3 anos nao moro mais com eles... tenho estado esse tempo todo juntando dinheiro. Eu não tenho 500k em mãos... tenho cerca de 350k se juntar o imobilizado e o corrente... sao casa e terreno em minha terra natal e o que tenho atualmente em dinheiro na mao... cerca de 80k... Veja bem.... msm se eu tivesse 500k... se eu tivesse esse dinheiro em FII, já nao mais teria os 500k... teria só uns 350, dada a monstruosa queda que os FII sofreram recentemente... eu tenho como meta de vida primeiro ter onde morar e, só depois, ir investindo e tudo mais... veja que ainda to na faixa dos 20-25 anos... se eu mantiver o ritmo de investimento, se Deus quiser, devo alcançar a FIRE com uns 40-50 anos, mais ou menos...

      Forte abraço, Scant!!!

      IF

      Excluir
  7. Fala ai intendente,

    Tudo certo,

    Assim como você moro no RJ e trabalho aqui tambem, já moro na cidade a 37, você no caso é de fora a não tem muita vivência daqui.
    Vamos lá de vez em quando eu preciso ir para a barra da Tijuca devido ao trabalho, mas evito o máximo possível pois para eu chegar é muita contra mão mesmo indo de carro, transito insuportável, isso todos os dias, de carro inviável pois o custo é alto e no caso me sobra o BRT que é outra bosta.
    A empresa que trabalho tem escritório no centro do RJ e prefiro muito mas lá pois vou de trem e tenho muito mais conforto e rapidez que no BRT.
    Você ainda está chegando na Barra da Tijuca e mesmo um condomínio como o que você descreveu é ótimo no início, depois de um tempo certas coisas deixam de ser novidade.
    Realmente você conseguiu fazer um bom negócio pois geralmente os imóveis na Barra são caríssimos, mas o preço desse condomínio da uma bela comida no seu soldo.
    Não sei em qual quartel você esta lotado, mas da Barra para o centro se for lá não é tao perto mesmo indo de metro, vê com o tempo se o custo benefício vai valer a pena.
    Já estou me alongando muito as o quero dizer é que você como militar tem a possibilidade de morar em vários lugares do Brasil, mesmo morando na Barra da Tijuca a qualidade de vida no RJ em geral é uma bosta e falo isso com propriedade, aqueles que tem condição jaá deixaram ou estão deixando o RJ.
    Um lugar com alguma qualidade de vida ainda é a regiao dos lagos e lá o custo de vida é muito menr que na capital e com esse valor que pagou nesse AP, lá vc conseguiria comprar uma casa num excelente condomínio muito mais me conta.
    Pense nessa possibilidade futuramente ou se puder ir para um outro estado.
    Eu assim que puder estarei saindo dessa merda de cidade, pra mim ja deu e aconselho quem puder fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anon 18:27!!!
      Obrigado pela sua participaçao.
      Quanto ao transito, eu nao teria problema por poder ir ao trabalho no onibus executivo do próprio condomínio.Felizmente voce mora no RJ e tem consciencia que o valor do apartamento está interessante mas, ganhando 8-9k mensalmente, tirar 1,5k pra ter a qualidade de vida que terei e comodidade de ter tudo dentro do condomínio como comercio e tudo mais, me parece vantajoso...

      O custo beneficio de ir pro centro é justamente a questao de ir no onibus do condomínio.. vale muito a pena pois tambem vou cochilando no caminho kkkk

      Concordo plenamente com voce... a qualidade de vida no RJ é horrivel.. tenho varios posts retratando isso... principalmente sendo avesso a essa glamourização da favela... mas tenha em mente que a Marinha é muito concentrada no RJ. Somoos cerca de 80k ativos e cerca de 60k servem no RJ... as chances de um Intendente ir pra outro estado sao baixas e, mesmo que fosse verdade, meus pais irão morar no RJ também, logo, se eu tivesse que me mudar, deixaria o apê com eles ou, até mesmo, alugado. Como conhecedor da Barra, bem sabes que lá é bem fácil de alugar o apartamento...regiao dos lagos pra mim seria inviavel... embora lá tenha Marinha, é bem distante de onde a maioria dos intendentes servem..


      Obrigado pela participação!

      Fique com Deus...

      IF

      Excluir
  8. Boa acho condomínio nem é tão absurdo assim minha região tem condomínios de 800 sem nada apenas portaria e segurança.
    Acho que deva financiar mesmo tendo dinheiro pois garante que o negocio seja seguro. Acho que não deva manter ele curta bem o condomínio mas já deixa anuncia por uns 600K , pois com esse valor em FIIS vc conseguiria uns 6k em rendimentos mensais que daria pra alugar um AP talvez no mesmo padrão que esse e ainda sobraria uma merreca pra reinvestir abraço boa aquisição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, SDM!


      Eu não pretendo anunciar não... pretendo morar por muuuuuuuuuuuito tempo mesmo... até pq sao 3 quartos... irá comportar bem a minnha familia.. a questão é.. solidez patrimonial... essa crise nos deu de tapa na cara que ter o dinheiro em FII não é tão seguro quanto imaginavamos... eu jamais deixaria 600k so em FII... jamais mesmo...

      Obrigado pela participação SDM!! Forte abraçoooo

      IF

      Excluir
  9. É um verdadeiro achado.

    Eu estava comentando isso com o pessoal esses dias, nessa época de crise a pessoa que tiver liquidez vai conseguir encontrar "verdadeiros achados", pessoal tá desesperado por grana e a liquidez de imóvel que já é ruim por natureza acaba ficando terrível.

    Minha maior preocupação na sua compra é com questões legais desse imóvel, como está o divórcio? Está tudo resolvido entre os dois? Não entendo muito dessas questões legais na compra de imóvel, mas é bom ficar de olho pra evitar dor de cabeça.

    Boa sorte,
    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, PDI!!

      Pois é... Cash is king, como se diz por aí... muitos desempregados sem ter como manter 1,5k de condomínio e coisas do tipo... é complicado mesmo...

      Quanto à questão legal, amigo, tudo na paz... tenho dois advogados cuidando disso justamente pra evitar surpresas... melhor gastar um pouco a mais com essa assessoria justamente pra poder ter a tranquilidade de morar num local sem problemas...

      Excluir
  10. Fala IF. Tudo certo? Não sei se é exagero da minha parte mas fiquei com a impressão de que vc está muito emocionado com esse Ap, está me parecendo alguém que vai ao mercado com fome e sai comprando as coisas por impulso(a quantidade de vezes que vc citou nos comentários acima os pontos positivos como quadra, piscina etc, me fez pensar ainda mais isso).
    Vc parece estar querendo se convencer de que é um bom negócio. Uma das coisas que a gente não pode misturar é emoção com investimentos. Ainda que seja uma oportunidade, o valor de 400k me parece bem alto em relação ao seu patrimônio atual declarado no ranking (cerca de 70k). Vc está vendendo várias coisas (casas, terrenos) pra colocar tudo em um só negócio de alto valor, com pouca liquidez e que ainda te gerará um custo de condomínio mais impostos etc.
    Na minha humilde opinião esse dinheiro te geraria muito mais em investimentos diversificados. Se vc tivesse uns 2 milhões e aparecesse essa "oportunidade" eu pensaria de forma totalmente diferente, mas pegar um patrimônio diversificado e concentrar tudo em um investimento sem liquidez e que te gerará um passivo todo santo mês é meio complicado.
    Que fique claro que eu sou só um bosta que não tem nem 10k ainda de patrimônio. Estou só tentando me colocar no seu lugar, cada um faz o que achar melhor com o seu dinheiro.
    Grande abraço e bons investimentos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LF! antes de quaisquer considerações, saibas que não é um bosta por ter 10k de patrimônio... antes de ter uns 330k de patrimonio, eu ja tive 10k... antes do viver de renda ter 5 milhoes, ele teve 10k... todos nós já tivemos... fique tranquilo quanto a isso... voce seria um bosta se fosse do tipo de cara que fica babando mulher em rede social... aí sim seria um bosta kkkkk

      quanto a eu estar querendo convencer que é um bom negocio, tem um fundo de verdade mas nao eh emoçao minha... eh que 400k em qualquer lugar do brasil com custo de vida mais normal já é um local de alto padrao... enquanto que no RJ nao.. e minha intenção no post é mostrar que esse achado dispõe de itens interessantíssimos e estou pagando bem em conta...

      eu nao tenho 70k de patrimonio.... tenho 70-80 em moeda corrente... em patrimonio tenho pouco mais de 300 pois soma com meus bens imoveis na minha terra natal...

      entendo perfeitamente sua linha de raciocinio mas eu to tirando 8-9k todo mes e o condomino+financiamento vai sair 2-2,5k todo mes... nao vai comprometer mto minha renda...terei ainda cerca de 6k pra gastar e investir... provavelmente nao conseguirei mais manter o nivel de poupança em 5-6k por mes mas 3-4k por mês é algo bem possível... ou seja, em vez de economizar uns 70/ano, ficarei com uns 50-60k/ ano... essa minha previsão...

      Como o nome do Blog é Intendente Frugal, saiba... sou bem frugal kkkk com 2 milhoes eu provavelemente moraria no msm lugar.. não teria muita necessidade de mudar não... veja bem... eu to na faixa 20-25 anos... estou começando a vida agora.. começar já com o apartamento quitado em 2-3 anos é uma boa oportunidade. se for do querer de Deus, espero que dê tudo certo... já é um apartamento de 3 quartos... não preciso comprar outro à medida que eu me casar e tiver varios filhos, entende? to pensando num horizonte de 10-15 anos ehehe


      muito obrigado pela sua opinião... fico mto feliz qnd vejo textao nos comentarios pois mostra o envolvimento da finansfera... um forte abraço!!

      IF

      Excluir
  11. Fala Intendente... Beleza??
    Caraca !!
    Que mansão irmão...
    Mas cuidado pra não virar um elefante branco. Vi casos de pessoas colocando o valor do aluguel abaixo do condomínio só pra não ficar com esse gasto.

    Eu estou procurando casa também...
    Mas tô procurando casa grande e com terreno pra poder transformarem no mínimo 8 Kitnets.

    Como não tenho casa no meu nome, vou financiar pela caixa e usar meu FGTS. Vamos ver se encontro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, ISN!!

      Então... O q acontece é que eu vou morar nele... Não quero ganhar dinheiro com ele... Apenas viver msm, sabe... Portanto.. as chances de virar elefante branco são mínimas.... Quanto aos seus planos, espero que você obtenha sucesso mas saiba q essa coisa de locação vai mto da localização do imóvel... Um abraço!!!

      Excluir
  12. Não sei se vale a pena, a não ser que você mantenha sempre alugado, ou consiga vender logo por um preço bem melhor. Imóveis pagam muitas taxas e exigem manutenção, prefiro FII. O único imóvel que vale a pena ter é o em que moramos. Mas se o seu feeling é que vai dar certo, vai lá e faz! Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, CP!!

      Então, a intenção é morar msm... Num é pra investir ou ganhar na valorização não. É uma compra baseada, principalmente, na minha necessidade mas, também, no baixo valor que o imóvel está apresentando...


      Um forte abraço!!

      IF

      Excluir
  13. Rapaz, que oportunidade boa! Jesus!!! Manda bala

    ResponderExcluir